sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cante Alentejano - Património da Humanidade


Desde ontem, dia 27 de novembro, exatamente três anos depois de Portugal ter celebrado a eleição do fado como Património Imaterial da Humanidade, foi a vez do cante alentejano. A decisão foi tomada de manhã, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A candidatura do cante alentejano a esta distinção deu entrada no comité internacional daquela organização no dia 23 de março de 2013, tendo sido considerada exemplar pelo respetivo comité de avaliação. Este trabalho foi fruto do empenhamento do Município de Serpa e dos restantes municípios do Baixo Alentejo, da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, da Comissão Nacional da UNESCO e dos grupos corais de cantadores e respetivas associações.
Depois do fado e da dieta mediterrânica terem entrado para esta prestigiada lista, surgiu a possibilidade de dar visibilidade internacional ao cante, forma representativa e identitária da cultura alentejana e símbolo da região e da sua comunidade, cujo ganho em termos de dimensão turística não é menosprezável.

Sem comentários:

Enviar um comentário