segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mudar a educação

António Branco, reitor da Universidade do Algarve, e Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra e reputado ensaísta, participaram num programa especial sobre "Saber Educar", transmitido pela RTP 1 na passada segunda-feira dia 3 de novembro, a partir do Laboratório de Química do Museu de História Natural e Ciência, em Lisboa.
Este programa especial, coordenado e apresentado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, contou com o contributo de outros convidados, entre os quais, David Rodrigues, professor na Universidade Portucalense, presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”, José Cardoso Bernardes, professor da Universidade de Coimbra e diretor da respetiva Biblioteca-Geral e Paulo Guinote, professor de História e autor do blogue A Educação do Meu Umbigo.
Entre as principais questões abordadas que serviram de base à discussão estiveram as seguintes: É possível superar o desajustamento entre o sistema educativo e o avanço tecnológico, de modo a compatibilizar o conhecimento técnico e os valores humanísticas? Será que a escola mata a curiosidade acerca da ciência e do mundo e que, ao lidar com os valores, se encontra preparada para tal inquietação? O que é que faz falta ao processo educativo e de que modo a instabilidade prejudica a educação?

Sem comentários:

Enviar um comentário