quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

LIVROS DA NOSSA MEMÓRIA: História da Ciência em Portugal


O livro “História da Ciência em Portugal” – publicado em 2013 pela Editora Gradiva sob a chancela Arranha-céus – constitui uma síntese de sete séculos de investigação em Portugal. Esta edição ilustrada inclui uma cronologia e um dicionário dos cientistas portugueses e estrangeiros que passaram pelo nosso país.
A referida obra é da autoria de Carlos Fiolhais, um dos mais conhecidos cientistas e divulgadores de ciência portugueses, razão pela qual lhe foi atribuída pela SIC, em 2004, o Prémio Globo de Ouro em Ciência. Este investigador, tendo nascido em Lisboa em 1956, licenciou-se em física pela Universidade de Coimbra, em 1978 e doutorou-se em física teórica pela Universidade de Frankfurt, em 1982, sendo, desde 2000, professor catedrático na Universidade de Coimbra.
Este ilustre ensaísta foi professor convidado em países como o Brasil e os Estados Unidos, dirigiu o Centro de Física Computacional e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, tendo também publicado cerca de 40 livros e mais de 140 artigos científicos em revistas internacionais, além de várias centenas de artigos pedagógicos e de formação. Foi ainda o consultor para o programa “Megaciência” da SIC e ganhou, entre outros, o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário