terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Mar ao Fundo


Na apresentação do CD O Mar ao Fundo escreve-se: “O Algarve, a que João Lúcio chamou o meu país do sul, é pátria de poetas”. E mais adiante: “Sou algarvio / e a minha rua tem o mar ao fundo escreveu o poeta armacenense António Pereira e talvez nenhum aforismo ilustre melhor este sortilégio. Pois é este mar algarvio que o Infante desafiou, que Gil e Lançarote afrontaram, que deslumbrou Sophia, que hoje inspira este projecto”.
Este interessante trabalho discográfico – que teve a participação entre outros de Tânia Silva – é da autoria de Afonso Dias e foi construído com poesia e música de algarvios, naturais ou adotados  e de amantes do Algarve. O autor e intérprete das canções foi fundador do GAC – Grupo de Acção Cultural – com o qual participou em centenas de espetáculos  entre 1974 e 1977.
A partir de 2001, Afonso Dias colaborou com a Direção Regional de Educação do Algarve numa iniciativa para promoção da poesia nas escolas, da qual resultaram 3 CD's. Desde 2006 que publica  a coleção Selecta com números dedicados a António Gedeão, Sebastião da Gama, Miguel Torga, Natália Correia, Cesário Verde e Fernando Pessoa, aos Poetas da Lusofonia e à Poesia de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário