quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

LIVROS DA NOSSA MEMÓRIA: A evolução económica de Portugal

A Evolução Económica de Portugal dos Séculos XII a XV, principal obra de Armando de Castro (1918-1999), é um tratado, em onze volumes, que, além de nos dar a conhecer em pormenor a economia medieval portuguesa, aborda alguns dos temas mais árduos dos fundamentos teóricos da economia política, através do tratamento sistemático da teoria do valor e da inflação. Nela o autor, interrogando-se sobre os rumos da investigação a realizar, avança teses originais sobre matérias como a renda, os meios de produção, as classes sociais e as relações económicas.
O Prof. Armando de Castro era licenciado em ciências jurídicas (1941) e em ciências político-económicas (1942) pela Universidade de Coimbra, tendo sido posteriormente bolseiro do Instituto de Alta Cultura. Impedido pelo Estado Novo de prosseguir a carreira académica, teve de exercer advocacia até à queda da ditadura, apesar de, no entretanto, ter lecionado a disciplina de Introdução às Ciências Humanas no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, instituição ligada às congregações religiosas.
Os seus estudos dedicados fundamentalmente à economia política, e à história do pensamento económico, bem como à epistemologia, visam fundamentalmente a compreensão da realidade portuguesa, sendo um exemplo de criatividade, de audácia e de rigor.

Sem comentários:

Enviar um comentário