quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Seminário sobre depressão em Albufeira

Decorreu no passado dia 28 de novembro, no auditório da Camara Municipal de Albufeira, um seminário sobre depressão na infância e na adolescência, no qual esteve presente a colaboradora do GREI Doutora Marília Dias. O objetivo principal deste evento era chamar a atenção para uma problemática cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, sendo as escolas um local privilegiado para a sua identificação.
Este seminário desenvolveu-se em cinco painéis, incidindo sobre a infância, a adolescência, a família, a prevenção e sobre abordagens alternativas e complementares, com a participação de diversos oradores, entre os quais o diretor da área de pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Lisboa Central, que analisou o papel da família na proteção da criança face à depressão.
Diversos outros contributos procuraram situar o tema segundo diferentes perspetivas, tendo sido apresentadas várias comunicações sobre estudos efetuados nesta área. Neste contexto, destaca-se a participação da Doutora Marina Carvalho, docente do ISMAT, que referiu alguns programas de prevenção, associados estratégias de coping e de resiliência, nomeadamente no que concerne a fatores de risco e de proteção.

Sem comentários:

Enviar um comentário