terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PORTUGUESES ILUSTRES: João Jacinto de Magalhães

Filósofo e cientista, nasceu em Aveiro em 1722. Começou os seus estudos com 11 anos no Colégio da Sapiência em Coimbra, pertencente à Congregação dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, tendo estudado humanidades, grego e latim no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Em 1743 professou com o nome de Frei João da Nossa Senhora do Desterro, tornando-se cónego em 1751. Antes de deixar o país e partir para França, em 1756, testemunhou o terramoto que destruiu Lisboa a 1 de Novembro de 1755.
Em Paris, Magalhães conheceu o médico português Ribeiro Sanches, tendo aprofundado os seus conhecimentos sobre os ideais iluministas. Depois de ter deixado a sua congregação, regressou a Portugal, em 1762 tendo voltado a viajar no ano seguinte, altura em que chegou a Londres, onde fixou residência, tendo vindo a falecer nesta cidade em 1790.

Dedicando-se à física e mecânica, ajudou de modo significativo para o aperfeiçoamento de instrumentos científicos de precisão sendo um dos cientistas que mais contribuiu para o avanço da física no último quartel do século XVIII, tendo mantido correspondência com os maiores vultos da ciência seus contemporâneos, como Lavoisier, Euler, Priestley, Volta e Watt.
Magalhães foi membro das mais prestigiadas sociedades científicas como a Académie Royale des Sciences de Paris, a Academia de S. Petersburgo, a Academia Real das Ciências de Lisboa, a Academia de Madrid e a Royal Society, da qual foi eleito membro em 1774. Como sócio da American Philosophical Society de Filadélfia, fundada em 1743 por Franklin, instituiu, em 1786, o prémio académico mais antigo dos Estados Unidos, conhecido por Magellanic Award.

Sem comentários:

Enviar um comentário