quarta-feira, 18 de março de 2015

ESTE MÊS ACONTECEU… Gandhi inicia a marcha para a independência da Índia

No dia 12 de março de 1930 Mahatma Gandhi e vários discípulos iniciaram uma marcha pacífica contra o domínio inglês na Índia. Esta caminhada de quase 400 quilómetros, conhecida como Marcha do Sal, durou 25 dias, engrossando em cada lugar onde paravam para descansar. Na época, os indianos eram obrigados a comprar produtos à Inglaterra, sendo proibidos de extrair o sal no seu próprio país.
Assumindo esta proibição como símbolo do colonialismo, o apóstolo da não-violência propôs-se acabar com o monopólio do Império Britânico sobre o sal, sendo acompanhado por inúmeros seguidores, embora não tenha incitado ninguém a acompanhá-lo, o que impediu as autoridades britânicas de reagir firmemente.
No mês seguinte, chegado à beira-mar, Gandhi apanhou um punhado de sal, sendo este gesto de desobediência civil seguido por milhares de indianos. Face à provocação, os ingleses prenderam mais de 50 mil pessoas, entre eles o próprio Gandhi. Este protesto contagiou a Índia, comovendo a opinião pública de todo o mundo. Um só homem, magro, usando óculos, pregando a resistência pacífica, mobilizou uma grande ação de desobediência civil, sem usar a força, levando à independência da Índia 17 anos depois, rompendo com o colonialismo britânico que durava desde o século XVIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário