quinta-feira, 26 de março de 2015

Lídia Jorge vence prémio Vergílio Ferreira


Lídia Jorge  foi a vencedora deste ano do Prémio Vergílio Ferreira, instituído pela Universidade de Évora. A escritora foi o nome eleito pelo júri presidido por António Sáez Delgado e que integrava, entre outros, o ensaísta Eduardo Lourenço e o escritor Fernando Pinto do Amaral.

Esta distinção, instituída em 1997 pela Universidade de Évora, destina-se a evidenciar, anualmente, um autor de língua portuguesa cuja obra literária, no seu conjunto, seja considerada particularmente relevante no âmbito da narrativa ou do ensaio.

A ilustre escritora algarvia, reconhecida como uma das dez vozes notáveis da literatura europeia da atualidade, afirmou estar especialmente feliz e muito emocionada com a atribuição deste prémio, dado ter tido uma grande amizade com Vergílio Ferreira.

Este escritor – já homenageado pela Câmara Municipal de Faro que atribuiu o seu nome a uma rua da cidade – foi referido por Lídia Jorge como seu padrinho nos primeiros passos que deu na literatura, reconhecendo, mesmo antes da publicação do romance Dia dos prodígios, a dimensão da futura obra da autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário