sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fósseis de anfíbios gigantes no Algarve

      Foram descobertos na aldeia da Penina, no concelho algarvio de Loulé, fósseis de um anfíbio gigante com cerca de 220 milhões de anos que, durante o período Triássico, viveu em lagos e rios, tal como vivem atualmente os crocodilos. A família a que pertence – os metopossauros – incluía animais parecidos com salamandras gigantes.

Os espécimes encontrados no nosso país tinham uns dois metros de comprimento e dentes bem afiados. Viviam num lago que, ao secar, os matou, bem como a muitos outros animais e evidenciam-se pelo facto de, embora tendo características semelhantes a outros metopossauros já conhecidos, apresentarem algumas particularidades próprias, designadamente na estrutura do crânio e da mandíbula. São por isso descritos como pertencentes a uma espécie nova do grupo dos metopossauros – anfíbios primitivos a partir dos quais evoluíram os anfíbios modernos como os sapos e as salamandras –, tendo recebido o nome científico de metoposaurus algarvensis.
Na Europa há apenas mais duas outras espécies de metopossauros  (metoposaurus diagnosticus e metoposaurus krasiejowensis). Para lá do nosso continente, têm sido encontrados fósseis de metopossauros em África e na América do Norte.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário