quinta-feira, 30 de abril de 2015

LIVROS DA NOSSA MEMÓRIA: O Dia dos Prodígios


O Dia dos Prodígios foi o primeiro livro publicado pela consagrada escritora Lídia Jorge, a quem a Universidade do Algarve atribuiu em dezembro de 2010 o grau de Doutor Honoris Causa, tendo, na ocasião, a sua laudatio sido proferida Prof. Doutor Pedro Ferré da Ponte.
Nesta sua obra de estreia em 1980, a autora partilha o seu modo pessoal de entender o insólito provocado pelo impacto da Revolução dos Cravos em certos lugares periféricos, nas profundezas duma ruralidade característica do Estado Novo. Para tal, dá voz aos modos de sentir da gente humilde de uma localidade ficcional que poderia ser a sua terra natal no Algarve – Boliqueime
Neste texto, digno de alguém já em plena maturidade, aborda-se uma realidade arredada dos longínquos ecos vindos de Lisboa e demasiado centrada no imediatismo de acontecimentos prodigiosos que se desenrolam num outro estranho mundo, onde os protagonistas são seres quase imateriais.
Testemunha do seu tempo, dando a palavra ao povo, em particular às mulheres, Lídia Jorge, embora consciente dos ventos de mudança trazidos pelo 25 de abril, imortaliza uma gente que, embora afastada do progresso, sofre as contradições do choque entre os mitos de um país fechado e as novas esperanças anunciadas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário