quarta-feira, 20 de maio de 2015

Via Algarviana

A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre que se pretende que venha a ser incluída nas Rotas Trans-Europeias. O seu itinerário liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente, numa extensão de 300 km, a maior parte dos quais através da serra algarvia, atravessando 11  concelhos (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Tavira, S. Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Portimão e  Vila do Bispo), tendo havido a preocupação de a aproximar dos locais de maior interesse natural e cultural, bem como de serviços de alojamento e restauração, incluindo empreendimentos de Turismo Rural e aldeias típicas do interior algarvio.
A Via Algarviana constitui a “espinha-dorsal” de uma rede de outros trajetos pedestres que a complementam e lhe criam diversas alternativas, em resposta aos gostos e às capacidades diferenciadas daqueles que a percorrem. Neste sentido, todos os caminhos que cruzam o seu traçado são divulgados e identificados no terreno, bem como aqueles que com ela estabelecem ligação.
No site da Via Algarviana – acessível em http://www.viaalgarviana.org/ – o referido percurso, segmentado em partes com cerca de 30 km, e ilustrado numa ficha interpretativa que procura divulgar o património natural e cultural fornecendo também informação sobre os alojamentos, restaurantes e outros serviços de apoio disponíveis ao caminhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário